Ficha Técnica:Título Original: Billy Elliot
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 111 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 2000
Site Oficial: www.tigeraspect.co.uk/tigeraspectpictures/dancer.html
Estúdio: BBC / Tiger Aspect / Working Title Films
Distribuição: USA Films / UIP
Direção: Stephen Daldry
Roteiro: Lee Hall
Produção: Greg Brenman e Jonathan Finn
Música: Stephen Warbeck
Direção de Fotografia: Brian Tufano
Desenho de Produção: Maria Djurkovic
Figurino: Stewart Meachem
Edição: John Wilson
Elenco:
Julie Walters...Mrs. Wilkinson
Gary Lewis...Dad
Jamie Draven...Tony
Jean Heywood...Grandmother
Jamie Bell...Billy Elliot
Adam Cooper...Billy (aged 25)
Stuart Wells...Michael
Mike Elliot...George Watson
Billy Fane...Mr. Braithwaite
Nicola Blackwell...Debbie
Carol McGuigan...Librarian
Joe Renton...Gary Poulson
Colin MacLachlan...Mr. Wilkinson
Janine Birkett...Billy's mum
Trevor Fox...PC Jeff Peverly
Sinopse:
- BILLY ELLIOT é a história de um garoto que, através de seu amor inesperado pela dança, embarca numa viagem de auto-descoberta num mundo de greves, estereótipos culturais, uma família em crise e uma professora de ballet determinada. Quando esse menino de 11 anos presencia uma aula de ballet que é dada no mesmo galpão onde treina boxe, alguma coisa na mágica dos movimentos atrai a sua imaginação e logo ele vai querer enterrar as luvas de boxe para se esgueirar no fundo das aulas da Sra. Wilkinson.
O prazer da Sra. Wilkinson em lecionar - com seu ótimo olho para perceber talentos - é revivido quando ela vê o potencial de Billy. Sem esquecer das outras bailarinas, ela se dedica a ensinar seu novo protégé. Enquanto isso, o pai de Billy e seu irmão mais velho, Tony - ambos mineiros em greve -, lutam para levar comida à mesa todos os dias. Suas frustrações finalmente explodem quando descobrem que Billy estava gastando o dinheiro das aulas de boxe em atividades pouco masculinas. Proibido de fazer ballet, atormentado pelo comportamento cada vez mais senil de sua avó e com saudade de sua recém-falecida mãe, Billy aprofunda seu relacionamento com o colega de escola Michael, numa amizade emocionante, enquanto a nova colega, Debbie, filha da Sra. Wilkinson, desperta sentimentos assustadores, mas nada desconfortáveis ao garoto.
A Sra. Wilkinson finalmente consegue persuadir Billy a ter aulas particulares, de graça, dizendo-lhe que quer que ele faça um teste para a principal escola de ballet da Inglaterra. Os dois se envolvem numa rotina e relacionamento intensos. Billy não consegue fazer o teste porque, nesse mesmo dia, Tony tem um problema com a polícia. Decidida a ajudar o menino, a Sra. Wilkinson procura o pai de Billy para explicar a oportunidade extraordinária que o seu filho está perdendo, mas é recebida por um Tony irado - para a humilhação de Billy.
Desolado pela falta de compreensão de sua família, Billy joga todos os seus sentimentos numa dança só para Michael ver, mas é pego por seu pai, que fica surpreso pela força e talento do filho. A partir desse instante, ele concorda em ajudar o garoto a fazer o teste em Londres. Com o apoio dos outros mineiros, Billy e seu pai finalmente vão para a capital para o tão sonhado teste e voltam para casa ansiosos, aguardando a decisão da escola de ballet.
Quinze anos mais tarde, o pai, Tony e Michael olham com orgulho a cortina subir para dar início à première de Billy num papel principal no West End de Londres.
Imagens:









