Investigações sobre o corpo e o olhar em seminário na Fundaj e CAC

O corpo e suas relações com diversas áreas do conhecimento direcionam as discussões do Seminário Interseções - Corpo e olhar, que começa nesta quinta e segue até sábado, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e no Centro de Artes e Comunicação (CAC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pioneiro ao reunir trabalhos acadêmicos em dança com um viés interdisciplinar no Nordeste, o Interseções é realizado pelo Acervo RecorDança/ Associação Reviva e pretende ser um evento bienal. Nesta primeira edição, que contará com a participação de 36 pesquisadores do Brasil e um do exterior (Armando Menicacci, da Universidade Paris 8, na França), a programação está recheada com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação individuais e a Mostra de vídeo Corpo em Foco.

Veja a Matéroa completa clicando na Seta Abaixo.

"É raro que um curso universitário, em seu primeiro ano em atividade, consiga construir um evento deste porte, um campo fértil, que cruza olhares e permite a integração entre diferentes instituições", aponta Virgínia Leal, diretora do Centro de Artes e Comunicação da UFPE, em referência ao curso de licenciatura em Dança, que iniciou a primeira turma em março. A necessidade de se trabalhar em rede, no limiar entre linguagens artísticas é partilhada por Rúbia Campelo, da Diretoria de Cultura da Fundaj. "A nossa parceria com o RecorDança/Reviva existe desde 2003. Formas diferentes do fazer cultural nos interessam, este lado da pesquisa na prática está na nossa atitude", alega Rúbia Campelo, completando que até mesmo remanejou recursos para viabilizar o seminário, que está sendo formatado desde o começo deste ano.

Confira a programação da mostra

Na quinta-feira, a abertura está agendada para às 19h, na Fundaj de Casa Forte, com palestra e debate com Armando Menicacci, seguida de um coquetel. Ele aprofunda a ligação entre dança e as tecnologias numéricas, fundou e dirige o laboratório de criação Médiadanse, na Paris 8. Na sexta-feira, a principal palestra ocorre às 10h30, Denílson Lopes, da UFRJ, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), que trabalha a questão do corpo desdramatizado no cinema brasileiro da década de 1990. À noite, às 19h, no Cinema da Fundaj do Derby, serão exibidos trabalhos de videoarte e videodança, que também foram mostrados durante o dia, no hall do CAC. Entre eles, Súbito, da Cia. Etc., que experimenta e reinterpreta superfícies e fluidos do corpo.

No sábado, o Interseções acontece durante todo o dia na Fundaj do Derby, com uma palestra com Ivani Santana, da UFBA, às 10h30 (que também participa de uma mesa-redonda, às 18h). Ela explicará detalhes do projeto Mapa D2, em que vem mapeando os grupos de dança no Brasil que trabalham com novas tecnologias.

A seleção dos trabalhos acadêmicos foi feita por uma comissão formada por Roberta Ramos, Arnaldo Siqueira e Nina Velasco, da UFPE; e Valéria Vicente, da UFPB. "Priorizamos as pesquisas interdisciplinares e de excelência", ressalta Roberta Ramos, lembrando que participam alunos de graduação, mestrado, doutorado, especialização dos cursos de Dança, Letras, Comunicação, entre outros. Na Mosta de Vídeo, a curadoriafoi feita por Roberta Ramos e Camilo Soares, professor do curso de cinema da UFPE.

Ao final do evento, será publicado um caderno de resumos e os anais (trabalhos na íntegra) devem sair em formato de livro em 2010, com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFPE. As inscrições para o Interseções ainda podem ser feitas pelo site www.fundaj.gov.br/intersecoes.

((•)) Ouça o que está escrito
 
Dança Pernambuco by:TNB -©2010 , Edição: Ricardo liberal Design: Alex Alves, Revisão: Mariana Galvão